sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Reação solidária

A tragédia saída do forno, no calor de seu impacto, provoca uma reação solidária em cadeia que vai esfriando com a passagem do tempo, até morrer discretamente e sem dar explicações.
O sucesso, contudo, não provoca a mesma reação. A sociedade não acode quem está dando certo para confirmar e acelerar o seu sucesso. Por exemplo: uma criança que demonstra sinal de genialidade não é objeto de campanhas de apoio e, nem uma comunidade que consegue superar suas dificuldades recebe um reforço conjunto. De ambos, da tragédia e do sucesso, alimenta-se a imaginação popular, que se percebe vicariamente representada nelas.
Enquanto que a tragédia desperta uma solidariedade de consciência pesada, por ter escapado e envergonhada pela dimensão do contraste que, embora sempre existente, agora fica explícito, o sucesso provoca inveja e transferência.
Ambas as atitudes são fruto de uma visão escatológica do mundo, na qual o sucesso é uma exceção, um enxerto equivocado na árvore doutra forma estéril e, a tragédia, o esperado, porém supersticiosamente tratada como possível de ficar só no quintal do outro.
A curiosidade, tanto diante da tragédia como do sucesso, faz parte de uma comunhão instintiva com o fato humano, não obstante o estranhamento e distância ilusórias.
Onaldo Alves Pereira

7 comentários:

  1. Filosófico e verdadeiro. Apreciei!

    abç do amigo

    ResponderExcluir
  2. texto muito bom.
    o blog tambem.

    abraço cara

    ResponderExcluir
  3. texto muito bem feito, fala da realidade mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Boa, boa.
    Essa "desumanização" a que nos submetemos - e que nos regozija - é que move as relações, infelizmente. Suportamos mal o sucesso alheio, enquanto "gozamos" com o fracasso dos outros. Típico de uma soiedade medíocre que, para compensar a própria inutiidade, precisa do horror alheio.
    Uma pena.
    O texto é bom - principalmente pela clareza com que vc abordou o tema.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Onaldo,

    A língua portuguesa agradece por existirem falantes como você. Um texto bem escrito, de argumentação sólida e bonita reflexão.

    A curiosidade é a mola propulsora humana, para o bem e o mal. A tragédia e o sucesso são filhas de mesmo pai e o caminho a ser tomado cabe a fatores, que infelizmente, pesam e muito no Brasil e na grande parte do globo.

    Abraços e parabéns pelo blog.

    OBS.: uma dica. Coloque sempre o http;// antes do endereço do seu blog no Orkut. Assim evitarás calotes.

    ResponderExcluir
  6. texto reflexivo e bastante interessante e um blog bem cuidado e sempre com posts relevantes

    ResponderExcluir
  7. É fato, Onaldo, muitas vezes as pessoas se referem aos bem-sucedidos com desconfiança, como se toda e qualquer realização viesse acompanhada de algo duvidoso, reprovável. Ou como se a simples riqueza, por exemplo, fosse condenável. Sempre tendemos a procurar defeitos nos felizes, criar teorias da conspiração, tentando mostrar que "não é bem assim". Muitos também fazem isso para se provar "bem-informados", nada ingênuos, "sabedores" prontos a destruir a fé alheia. É triste. Lamento profundamente que sejamos assim.

    Corroboro a dica do Lucas: por favor, coloque o link completo no orkut. Não custa! É só copiá-lo da barra de endereços! Isso evitará muitos calotes, com certeza.

    Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir