segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

“Poder de Deus”

O deus no controle não pode ser Deus porque precisa de algo ou, exerce uma função de ocupação de espaço como se lhe escapasse algo. Deus não necessita nada e nem tem que sobrepor-se ou, tomar, ou preencher, Deus é tudo em todas as coisas e nelas, pleno, sem vírgula ou reticências. Nesse sentido, falar do “poder” de Deus é um contra-senso.
Poder implica necessariamente alguma fraqueza e domínio; enfim, uma luta interna, uma necessidade contínua de auto-afirmação, de estabelecimento de um processo. Deus é mais que o poder, que o domínio, do que as oni (onipotência, onisciência, onipresença), do que deus, do que o que se diz de Deus, do que o Mais.
Deus é Deus, sem ter que ser Deus.
Onaldo Alves Pereira

Um comentário:

  1. Adorei, Onaldo!
    O poder de Deus é exatamente o inverso do que entendemos por poder. Jesus esteve por aqui e mostrou seu poder com amor, docilidade, perdão, misericórdia e graça. Esse é o poder de Deus.
    Diferentemente dos deuses gregos, que eram poderosos no sentido da palavra, Jesus é um DEus que se despojou desse pobre poder e se entregou numa cruz, para nos ensinar que: poderoso é quem sabe amar e perdoar.

    Abs do amigo
    Cesar

    ResponderExcluir