sexta-feira, 13 de março de 2009

Verdadeira liberdade

Só é livre de fato aquele que não pode mais ser senhor. Enquanto persiste a possibilidade de tomarmos o senhorio sobre algo ou alguém, nos colocamos também sob o domínio de outrem. O livre não precisa e nem consegue ser senhor. A liberdade pressupõe extinção de domínio, do outro ou nosso.

Essa liberdade começa dentro da gente, onde não temos mais que responder a quaisquer demandas, seja do medo, da necessidade ou do dever.
Só ama plenamente quem é livre assim.

Onaldo Alves Pereira

2 comentários:

  1. Eu diria que num mundo onde as relações são tão entrelaçadas como o nosso, isso é uma utopia; e como toda a utopiam uma delícia de ser sonhada!

    Ops! Peraí que minha mulher tá aqui olhando brava pra mim! chau!

    ResponderExcluir
  2. É preciso, porém, Onaldo, cuidado para não se transformar a liberdade num quesito da "idéia". Um povo que não é senhor de sua mesa, que é obrigado a aceitar qualquer emprego, a sujeitar-se a qualquer situação, por imposição dos modelos de produção, da sociedade, da política, nem que ele se sinta livre, livre é o que ele não é. Logo, é preciso ter também cuidado em não fazer da liberedade um conceito de ópio, porque os oprimidos da sociedade, primordialmente os pequenos, libertam-se também no craque... Por alguns minutos, claro...

    ResponderExcluir