quarta-feira, 11 de março de 2009

Antes errar com liberdade

Antes errar com liberdade do que acertar em servidão. É preferível sofrer as conseqüências de um ato livre do que receber as bênçãos de uma obediência.
Só a liberdade desenvolve indivíduos amorosamente responsáveis e com a capacidade de progredir. A servidão sempre deforma o caráter e torna o bem uma penosa obrigação.
Só, de fato, faz o bem quem o aprecia e com liberdade opta por ele. O que vem da obediência às leis nunca passa da superfície e é frágil.
As sociedades mais avançadas são também as mais livres. As autoritárias e legalistas patinam num moralismo hipócrita.
O indivíduo que livremente inventa o seu bem e o constrói segundo a sua consciência é artista da vida. O que faz segundo lhe é dito realiza o pior serviço e sofre.
A matéria-prima da liberdade é o conhecimento, a beleza e o respeito. Com esse material a pessoa pode erguer a cabeça em sublime apreciação de si mesma e do mundo e, ser livre.
Onaldo Alves Pereira

7 comentários:

  1. excelente o texto," Antes errar com liberdade do q acertar com servidão",concordo pq com a servidao vem a obdiencia e o ato inconciente e com a liberdade o ato esta envolvido de responsabilidade,pq nao existe uma unica liberdade,individual,indivisivel e sim os espaços q se regulam.Boa postagem,passe no Los surtados pra gente trocar umas ideias,abraço.

    ResponderExcluir
  2. Onaldo,

    Que coisa mais linda suas palavras sobre a liberdade de se errar, espero que todos que aqui venham saibam entender suas palavras assim como eu entendi.

    Disse em meu blog que eu escrevi algo que te ajudou? Não, aquilo são rabiscos perto dos seus escritos!!! Parabéns e já me tornei sua seguida viu?

    Obrigado pela visita no Grupo Mãos, e hoje mesmo te adiciono no msn para falar mais sobre a ONG.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras! Belas palavras mesmo^^
    é bom e inteligente refletir.;)
    att;)

    ResponderExcluir
  4. é isso aí, viva a liberdade, belo texto!

    ResponderExcluir
  5. Plenamente de acordo, meu caro! Éssa é própria ideia da graça de Deus, Ah... a tão incompreendida Graça!
    A graça é isso aí: de graça! e não é por merecimento nosso, mas sim pelo simples prazer de Deus em ser misericordioso conosco. Temos que procurar ser assim tb.
    Como disse Jesus: "dá com a direita de forma que a esquerda não veja".

    Abraços
    Cesar

    ResponderExcluir
  6. Mas que dor terrível errar, Onaldo, que dor terrível. Vá lá, é belo, é o ser-livre, é o poder errar, mas, ai!, é o sentir uma dor lancinante, porque o erro machuca a carne da gente, principalmnente porque e quando há erros para os quais uma desculpa não conserta, um perdão não resolve, porque esse erro tem fome de vingança e justiça. Dói. Dói-me.

    ResponderExcluir