segunda-feira, 16 de março de 2009

A maior causa de sofrimento humano é a ignorância

A maior causa de sofrimento humano é a ignorância. Sofre-se por não saber. O não entendimento das coisas desestabiliza a capacidade de lidar com elas com sentido e isso faz sofrer.
Aumenta esse sofrimento a solidão. O não saber individual enfraquece a auto-estima, desencadeia as comparações, estimula a auto-depreciação e favorece o pânico.
Apesar da oferta de um credo que supostamente deveria responder a todas as grandes questões existenciais, a comunidade religiosa é de fato uma associação de ignorantes. Na união cria-se uma impressão de certeza. A consciência de ignorância é minorada pela vontade coletiva de saber, que se traduz numa elaboração de fé que não é o mesmo que conhecimento.
Esse esforço tem a sua eficácia abalada e os resultados terapêuticos diminuídos quanto mais ela insiste numa certeza coletiva. Isso cria tensão, racha a unidade por desencadear uma necessidade de afirmação dessa certeza crônica de tal forma que, ao primeiro sinal de fraqueza da mesma, cria-se outra, ou faz-se uma diferenciação da velha. Daí os cismas e heresias presentes em toda a histórias de comunidades de fé.
Uma comunidade terapêutica seria mais eficaz em seu objetivo ao assumir o espaço da ignorância coletiva como fator existencial humano, com o qual nem sempre sabe agir.
Não sabemos, por isso sofremos e temos medo, o que nos une, em primeiro lugar.
Depois, se cabe uma certeza nessa comunidade, que ela seja elaborada coletivamente, seja benigna, não excludente, passível de ser questionada e, sobretudo, pequena.

Onaldo Alves Pereira

Um comentário:

  1. Meu caro Onaldo, de tanto minha Bel falar, decidi ler-te. É essa a terceira vez, dentre aquelas, que reajo.

    De fato - seu post tem 100% de razão, mas, arrisco dizer, 50% da verdade.

    Tem 100% quando fala da ignorância religiosa. É indiscutível, sob sua ótica, que a comunidade religiosa funciona rigorsamente como você diz. O que ela, a comunidade religiosa, ensina e aquilo em que ela crê constitui "fé", e, malgrado sua catequese, fé não é conhecimento. Irretocável...

    Todavia - o conhecimento também gera sofrimento. A solidão profunda trazida à consciência da situação humana no cosmo é dolorosíssima. Não há remédio para a dor profunda que o conhecimento promove esses "conhecimentos" de oriegem místico-oriental são outro tanto de ópio: desapego como anestesia... Também aí é por meio da solidariedade, na sociedade, do relacionamento com o outro, que a dor dói menos.

    Daí que é bem mais fácil submeter-se à heteronomia religiosa do que à autonomia humana. Lá, o remédio é barato, e, quando acaba, logo se compra outro frasco. Aqui, não: não há farmacêuticos, nem médicos, nem xamãs. Só o doente humano. Incurável. Aliás, ele e sua chaga - a consciência.

    Osvaldo Luiz Ribeiro

    ResponderExcluir