sábado, 2 de maio de 2009

Prosa Caipira

Ele pegava um punhado de arroz com casca entre as duas mãos e, num movimento de vai-e-vem, primeiro pressionando, depois aliviando e, de quando em quando, soprando a casca que se soltara, avaliava a qualidade do arroz. Meia dúzia de grãos quebrados, alguns grãos transformados em quirela.
– É bom o arroz, sentenciava no fim da operação.
Tinha as mãos calejadas, ásperas, tanto que rangiam ao limpar o arroz.
Arrancava uma casquinha mais seca do rolo de fumo, cheirava e punha a secar na chapa do fogão à lenha.
Entrementes, a prosa. Tudo num ritmo de dança encantada, lenta e suave, com cada movimento fazendo sentido.
Transformava em pó o fumo e o aspirava a pitadas, rápida e ruidosamente. Oferecia aos outros, o pó. Espirro e risadas abafadas pelo pudor natural. Continuava a prosa até ser vencida pelo sono.
Onaldo Alves Pereira

5 comentários:

  1. Cena típica daquelas cidadezinhas do interior de Minas, encravada no meio das montanhas, rsrsrs... bucóclica e caipiramente mineiro. Sei q ñ é só aqui, mas é um estereotipo.
    Abcs
    http://falandoprasparedes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário no meu blog. Inclusive, o tema Homossexualidade será o meu próximo post. Já tenho o texto escrito a respeito.
    Sou uma pessoa que acredita em Deus, mas como no meu perfil diz "estou sem religião". Acho que hoje as igrejas estão distorcidas pelas mentes ambiciosas de seus líderes. Prefiro pensar, atualmente, que a verdadeira igreja é Jesus e para isso não preciso me "filiar" a nada e a ninguém.
    Quanto ao Governo, ele realmente é incompetente, mas devemos tentar fazer as coisas pelos caminhos legais, afinal, também precisamos preservar a nossa segurança.

    ....

    Em relação ao seu post. Esse quadro faz parte da minha vida; ele foi tema da prova teórica de Artes Plásticas da USP quando eu prestei. A única questão era dissertar a respeito dele e conceitualizá-lo com a nossa realidade, uma vez que ele é muito antigo, ao mesmo tempo que tão real.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Cena tipica das cidades do interior do Piaui também, tenho uns parentes lá...Bem caipira mesmo! UHEUHEEUHEUEHUE

    Obrigado pelo comentario no meu blog, e em 1995 eu tinha uns 4 anos, mas o tempo passa rapido, isso me assusta as vezes

    www.conto-um-conto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essa história me lembrou a época em que eu morava na roça, e realmente o sotaque é este mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Textos, poesias, contos etc não é muito minha área, gosto muito de crônicas mas ando sem saco para ler. Mas vou indicar o blog para um colega viciado em leitura, ele vai gostar muito

    ResponderExcluir